Para preparar um bom cafezinho

Para preparar um bom cafezinho

Para preparar um bom cafezinho, portanto, deve-se seguir algumas dicas:

A primeira é utilizar grãos de qualidade. Depois, prestar atenção à moagem do grão, que não pode ser nem muito grossa, para a água não passar rapidamente pelo pó, nem fina demais, para não entupir o filtro.

“O ideal é uma moagem média-fina para filtros de papel”. Filtros de pano, que tem poros maiores, são mais indicados para cafés de moagem fina.

 

Outro coisa importante é a temperatura da água. Se muito baixa, deixa de extrair o máximo de sabor da bebida. Assim, ela não deve ultrapassar os 96ºC. “Uma dica é olhar no fundo da chaleira: quando surgirem bolhas grandes, a água está na temperatura certa”. A água também deve ser filtrada ou mineral. Por fim, vale experimentar deixar o café esfriar um pouco na xícara ou num jarro de vidro, naturalmente. “Cafés de grande qualidade ficam mais gostosos quando mais frios, pois percebemos melhor seus sabores”.

 

Vamos a dez dicas para fazer um bom café coado

- Use sempre água filtrada ou mineral

- Não deixe a água ferver, pois a temperatura da água afeta a extração do café. Ela deve estar   aquecida, e não ultrapassar 96ºC

- Prepare sempre o café na hora de tomá-lo, evitando guardá-lo pronto

- Utilize 5 ou 6 colheres de sopa para cada litro de água

- Não aperte o pó de café dentro do filtro, e distribua-o uniformemente.

- Despeje um pouco de água para hidratar o café e expandi-lo. Depois, despeje-a aos poucos, de preferência nas bordas, o que movimenta o pó e permite uma extração mais uniforme.

- Se utilizar coador de pano, lave-o apenas com água.

- Guarde o pó de café na embalagem original e em recipiente hermeticamente fechado, para retardar o processo de oxidação e após aberto guarde na geladeira, pois mantém as qualidades.

- Despreze os últimos 5% da filtragem, onde a concentração de cafeína é maior e, portanto, torna o café mais amargo.

- Moa o café na hora, para melhor manter seus aromas.